Tranquilidade ~ Euthymia

Tranquilidade da alma

“O que tu queres, pois, é grande, de máxima importância e próximo de um deus: não ser abalado. Os gregos chamam este estado estável da alma de euthymia” .

Sêneca, em “Da tranquilidade da alma”.

Para Sêneca, a euthymia é a tranquilidade! E este estado da alma seria alcançado com a permanência inabalável da mente, da alma.

Ele prossegue:

“Portanto, investiguemos de que modo a alma deverá prosseguir sempre de modo igual e no mesmo ritmo. Ou seja, estar em paz consigo mesmo, e que essa alegria não se interrompa, mas permaneça em estado plácido, sem elevar-se, sem abater-se. A isso eu chamo tranquilidade. Investiguemos como alcançá-la. Isso feito, tu tomarás desse remédio universal a teu gosto”.

Uma das primeiras ideias do estoicismo que trouxe para a vida prática foi a de que não devemos reagir às situações, mas apenas responder a elas!

Pessoas ou situações não devem, assim, nos abalar, nos “tirar do sério”, se tomarmos o remédio da tranquilidade da alma. Como um rio, que mesmo com ondulações na superfície, na sua profundidade permanece calmo.

Sobre o livro

Traduzido do latim por Lúcia Rebello e Itanajara Neves. Introdução de Lúcia Rebello.

“Investiguemos de que modo a alma deverá prosseguir sempre de modo igual e no mesmo ritmo. Ou seja, estar em paz consigo mesmo, e que essa alegria não se interrompa, mas permaneça em estado plácido, sem elevar-se, sem abater-se. A isso eu chamo tranquilidade. Investiguemos como alcançá-la”

Da tranquilidade da alma”, de Sêneca

Sêneca preocupado com as mudanças bruscas nos valores morais, nas crenças e na religião, refletiu sobre esses anseios em textos que se tornaram clássicos da filosofia. Três deles, conhecidos como tratados morais, estão compilados neste volume.

“Da vida retirada”, “Da tranquilidade da alma” e “Da felicidade”. Neles são apresentadas meditações sobre a busca da serenidade e a importância da reflexão interior. Para uma vida plena – recomenda o filósofo – é necessário o afastamento dos bens materiais e daquilo que traz infelicidade; somente assim se iniciaria o processo de aprimoramento espiritual.

Referência:

Da tranquilidade da alma, de Sêneca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *