O que é PREMEDITATIO MALORUM?

PREMEDITATIO MALORUM
Photo by deniz ürgün on Unsplash

Carl Paoli escreveu em seu Instagram:

“Busque a perfeição e espere a decepção”.

Esta ideia nos fez pensar no conceito estoico PREMEDITATIO MALORUM – “premeditação do mal”. Um caminho diferente das visualizações positivas. Mas não se engane. Não é um pessimismo que derrota, mas uma previsão do que pode dar errado para nos preparar e mantermos calmos para os “naufrágios” da vida. Com essa mentalidade, seria mais fácil encarar os problemas e encontrar as soluções.

Praticar esse conceito, “nos ajuda a nos preparar para os inevitáveis contratempos da vida. Nem sempre conseguimos o que é nosso por direito, mesmo se tivermos feito por merecer. Nem tudo é claro e direto como pensamos. Psicologicamente, devemos nos preparar para isso acontecer”, afirma Ryan Holiday.

Para Sêneca, “o medo acompanha a esperança”. “Eu encontro nos escritos do nosso Hecato que limitar os nossos desejos também ajuda a curar o medo: ‘Cesse a esperança’, ele diz, ‘e assim cessará o medo’”. Podemos entender aqui a esperança como essa “positividade cega” que deixa de fora as possibilidades dos desvios e revés do caminho.

“Então, se quiser ter um grande dia, pense em todas as formas pelas quais pode dar errado. Esteja preparado/a. Pense em como você lidaria com isso, em tudo que você teria que fazer em resposta. Pratique manter-se calmo/a em face do quanto esmagador possa parecer”.

– Ryan Holiday

Haverá naufrágios, mas tenha em mente quais serão os seus salva-vidas.

Referências:

Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca, Carta 5, de Sêneca
Premeditatio Malorum, em Daily Stoic

8 Replies to “O que é PREMEDITATIO MALORUM?”

  1. O estoicismo não é só filosofia, não é só estilo de vida, é a própria vida refletida em palavras. Premeditatio malorum condensa muito bem várias dessas reflexões.

  2. Vejo essa técnica filosófica estoica , como um caminho que se anda pela metade, as emoções da experiência não podem ser totalmente blindadas, se não seriam meras tentativas de apreender-mos. Talvez estaríamos sempre no vir a ser psicológico, e nosso livre arbítrio comprometido.
    Antever males é questão instintiva e passou a ser também racional.
    Para cruzar os caminhos da experiência, um fino nylon nos separa do abstrato e dela em sí.

  3. Adoro esse cantinho de vocÊs! continuem com esse belíssimo trabalho, tão rico e importante para todos que admiramos os valores do estoicismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *