Ler, estudar e escrever  com lentes estoicas

Antes de encontrar o estoicismo, não imaginava olhar o mundo sob a perspectiva de uma filosofia específica. Hoje, com lentes estoicas, encaro não só o que vejo, mas o que leio, estudo e assimilo para minha vida. Carrego minha história com os conceitos-chave dessa filosofia, e faço conexões com outros interesses. Nem todas as referências que trago aqui são estoicas stricto sensu, mas são essas relações que busco, para que a filosofia que escolhi faça sentido hoje.

Uma das muitas facetas que destaco em Sêneca é que ele soube navegar em diversas áreas, e levar sua escola para os diferentes âmbitos de sua vida. Na escrita, foi prolífico, escrevendo cartas, tratados, poemas e peças de teatro. Além disso, Sêneca participou ativamente da vida política do Império Romano. Com todas essas frentes e interesses, o filósofo buscava a razão e a harmonia entre o que apreendia e como agia.

“Eu gostaria de ter tal qualidade como esta para minha mente; ela deve ser equipada com muitas artes, muitos preceitos e padrões de conduta tomados de muitas épocas da história; mas tudo deve misturar harmoniosamente em um todo”.

Senêca

Lentes estoicas

Então, com as lentes estoicas, leio, estudo e escrevo. Muitas vezes encontrando a síndrome da impostora e me sentindo uma “má estoica”, parafraseando, como forma de homenagem, Roxane Gay, que se descreve como uma “má feminista“. Mas voltando sempre a certeza que sou uma estudante, uma cidadã, uma mulher, que escolheu uma filosofia para direcionar sua visão de mundo.

Seja a filosofia estoica como um todo, sejam conceitos específicos, saiba quais são os seus valores, tenha seu manual de virtudes. A filosofia não é algo distante, deve estar presente no nosso dia a dia, em cada escolha que pareça boba, no que compartilhamos nas nossas redes sociais ou como falamos das e com as pessoas. E então, com essa consciência, pratique o hábito de ler, estudar e escrever. Essas são ferramentas para aprimorar seu caráter, como fazem os estoicos desde o começo dessa filosofia. 

“Não devemos limitar-nos nem à escrita, nem à leitura; a escrita contínua irá macular nossa força e a esgotará; a leitura sozinha fará a nossa força flácida e aguada. É melhor recorrer a elas alternadamente, e misturar uma com a outra, para que os frutos da leitura possam ser reduzidos à forma concreta pela pena”.

– Sêneca

Como fazer isso? Sêneca nos entrega a resposta: “Por esforço constante, e por não fazer nada sem a aprovação da razão”.

estudar e escrever
Ler, estudar e escrever (com lentes estoicas)

Referência:

Cartas de um estoico, Volume II, de Sêneca – “Sobre recolher ideais”, Carta 84

One Reply to “Ler, estudar e escrever  com lentes estoicas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *